SOBRE

SOBRE

Grampér é um projeto de ciclismo amador de grande porte genuinamente brasileiro. Reunimos alguns dos mais respeitados profissionais do país em suas áreas, todos apaixonados pelo esporte, para desenvolver uma competição de nível internacional. Desde a marca e a identidade visual, Grampér foi concebido para oferecer a atletas amadores e profissionais o que há de melhor em organização, segurança e desafio pessoal.

A Fortius Esporte, organizadora do Grampér, selecionou o Circuito das Águas de Minas Gerais para a primeira edição da competição. Após uma criteriosa avaliação, o local foi escolhido por reunir características fundamentais para uma prova de sucesso. Em primeiro lugar, ótimo asfalto e relevo montanhoso, formado por quinze serras no Sul do Estado de Minas Gerais, o que obriga o atleta a dar o melhor de si e a usar todas as marchas de sua bike.

Além disso, a região oferece um clima ameno e a paisagem das terras da Serra Mantiqueira, o que confere ao Circuito das Águas o título de uma das mais belas estradas do país. Outro ponto fundamental é a logística. Próximos à Rodovia Presidente Dutra, os municípios da competição ficam praticamente à mesma distância do Rio e de São Paulo, facilitando o acesso para quem vem de carro desses dois estados.

Por último, mas não menos importante, a infraestrutura que as cidades de São Lourenço, Caxambu e Pouso Alto oferecem aos ciclistas e seus familiares. São Lourenço, por exemplo, conta com a segunda maior rede hoteleira de Minas Gerais, com cerca de seis mil leitos, ficando atrás apenas da capital, Belo Horizonte. Há também inúmeros atrativos turísticos e gastronômicos nas três cidades. Trata-se de um evento não somente para o atleta, mas para toda a família.

A prova conta com o total apoio dos municípios de São Lourenço, Caxambu e Pouso Alto e das autoridades públicas da área de segurança. Assim, durante a realização de GrampérCircuito das Águas, as duas pistas dos trechos de prova nas BR´s 383, 460 e 354 serão interditadas para os veículos, garantindo a proteção de seus participantes.

A organização do evento também destacará carros e motos de apoio, equipes médicas, ambulâncias e um grande staff próprio para ajudar na sinalização durante todo o percurso.

Grampér – Circuito das Águas terá duas opções de trajeto: o primeiro deles com 120 km de extensão e 1.700 metros de altimetria e o segundo com 88 km e 1.170 metros de altimetria.

ORIGEM

A marca Grampér (pronuncia-se como se escreve) foi inspirada nos grimpeurs, palavra usada pelos franceses para designar os atletas fortes em subidas. O termo virou jargão no ciclismo em várias outras línguas, como em português: são os escaladores.

As provas Grampér sempre privilegiarão os terrenos montanhosos. Daí a escolha do Circuito das Águas para sua primeira edição.

O ciclismo de estrada cresce no Brasil ano após ano. Mais e mais pessoas de diferentes idades e profissões abraçam a modalidade como estilo de vida, pelas qualidades que embute: velocidade, força, desafio pessoal e, acima de tudo, saúde e círculos de amizade, novos e antigos. O ciclismo é um esporte gregário, que une as pessoas.

Já estava na hora de o Brasil ter uma grande prova de ciclismo nacional. Chegou Grampér, seu novo desafio!