A prova de ciclismo Grampér – Circuito das Águas é perfeita para os apaixonados por montanhas, altura e lindas paisagens. Por isso, o local escolhido foi o sudoeste de Minas Gerais. Os percursos passam pelas cidades de São Lourenço, Caxambu e Pouso Alto.

A equipe do Grampér – Circuito das Águas traz um breve resumo de cada um dos municípios, e também dicas de atrações turísticas para aproveitar com amigos e familiares.

São Lourenço

Vista geral da cidade de São Lourenço (Foto: Reprodução/Internet)

Localizada na Serra da Mantiqueira, São Lourenço é uma cidade famosa pelas estâncias hidrominerais e integra o Circuito das Águas, região turística formada por 11 municípios e conhecida por suas fontes, rios, lagos e cachoeiras. Um dos traços marcantes de São Lourenço é qualidade de sua infraestrutura turística: é o segundo maior parque hoteleiro do estado.

O turismo e o comércio são as principais atividades econômicas do município. Com um lago artificial de 90 mil metros quadrados, o Parque das Águas, que concentra nove fontes de águas minerais, é a atração que mais recebe visitantes na cidade. Mas não é a única: podemos citar o Trem das Águas, Maria-Fumaça que liga os municípios de  São Lourenço e Soledade de Minas, e os Voos Panorâmicos de Balão como outras opções de turismo e lazer na cidade.

População estimada: 45.488 habitantes

Distâncias: Rio de Janeiro – 266km; São Paulo – 300km; Belo Horizonte – 384km

 

Caxambu

Vista da cidade de Caxambu pelo Teleférico (Foto: Facebook/Teleférico de Caxambu)

Caxambu é um município localizado no sudoeste do estado de Minas Gerais. O Parque das Águas de Caxambu conta com 12 fontes de águas minerais com as mais diferentes propriedades medicinais, o que torna a cidade uma das principais do Circuito das Águas.

Caxambu também conta com outras atrações turísticas, como o Morro do Caxambu, com 1.090m de altitude, onde é possível ter uma vista panorâmica de toda a cidade. Para chegar ao local, a melhor opção é o Teleférico, um agradável passeio que permite apreciar o Parque das Águas e suas redondezas.

População estimada: 21.703 habitantes

Distâncias: Rio de Janeiro – 288km; São Paulo – 323km; Belo Horizonte – 374km

 

Pouso Alto

Cachoeira do Coura (Foto: Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais)

Com pouco mais de 6 mil habitantes, Pouso Alto também integra a prova de ciclismo de estrada Grampér – Circuito das Águas. Pertencente ao circuito turístico das Terras Altas da Mantiqueira, o município conta com um cenário inesquecível em meio à diversidade da Mata Atlântica.

As cachoeiras são os pontos turísticos mais visitados. Com destaque para a Cachoeira do Coura, a da Pedra Preta, Cachoeirão, Buquerê e dos Florentinos. Todas elas com um agradável clima de montanha, pois Pouso Alto está localizado a uma altitude média de 1.200 metros.

População estimada: 6.210 habitantes

Distâncias: Rio de Janeiro – 258km; São Paulo – 275km; Belo Horizonte – 415km

Deixe uma resposta

1
Dúvidas e informações pelo WhatsApp
Powered by